Parede · Quadros · Top Quadros

Como saber o Tamanho Ideal de Quadros para o seu Ambiente?.

Além da escolha de gravuras, molduras e acabamentos existe sempre a grande dúvida: “Qual o tamanho ideal do quadro para o meu ambiente?”

novas_molduras_ytb.png

Será que podemos dizer que existe um  padrão para escolha do tamanho dos quadros? Podemos dizer que sim e não! rs. Vamos explicar melhor.

Cada ambiente possui suas particularidades e personalidade, além do principal, tamanhos diferentes. Por isso não existe um padrão de medida para definir o tamanho da peça, mas existem algumas regrinhas básicas de proporção que podem ser respeitadas para deixar o ambiente harmônico.

Entretanto, devemos sempre levar em consideração o gosto pessoal de cada um. Embora haja uma tendência para um estilo de decoração mais assimétrico e descolado, ainda há pessoas que preferem uma composição mais clássica.

Vamos ao que interessa!

Pensando em proporções:
Existem duas analogias que podemos identificar primeiramente para decidir a melhor opção a seguir.

  1. Tamanho do Quadro x Tamanho da Parede.
  2. Tamanho do Quadro x Tamanho da Mobília.

Tamanho do Quadro x Tamanho da Parede.

De maneira geral o tamanho do quadro à ser escolhido é proporcional ao tamanho do ambiente, por exemplo, quadros maiores ou uma quantidade maior de peças para um ambiente espaçoso e vice-versa. Vejamos alguns exemplos:

Ambientes Maiores:

04-casa-cor-salas-2011-oito-ambientes

16-composição-com-tv.jpg

Ambientes Menores:

2da0f19e53f940e1af579ab900139755121


Tamanho do Quadro x Tamanho do Móvel

Podemos estabelecer uma escala de tamanhos seguindo como referência a medida da mobília que fica próxima a parede. Vamos aos exemplos:

decoracao-quadros-desenhos-frases9-quarto-moderno-infantil-com-quadrosalaquadrosveremelodeixe-sua-casa-mais-bonita-com-quadros01.jpg

Esta opção é mais comumente utilizada por ser algo mais fácil de se definir algumas medidas pois existe um objeto de referência para seguir as proporções.


Existem também algumas outras dicas de especialistas passadas pelo Clique Arquitetura que nós separamos para vocês:

  • Hall: pode-se fixar apenas um quadro, o qual ganhará destaque e será valorizado ou ainda criar uma composição, como mostrada abaixo: um maior apoiado sobre o aparador, dois porta retratos e dois quadros pendurados na parede;

03-distrib-quadros-hall.jpg

  • Cozinha decorada com quadros: Especialmente na cozinha, os quadros podem transmitir sensações. Isso se chama sinestesia: associar uma imagem a um gosto, cheiro.
  • Escadas: acompanhe o alinhamento dos degraus;
  • Corredor: utilizar quadros menores (pois serão vistos de perto). Neste caso você está permitindo que pessoas parem neste corredor para observar as imagens.
  • Sala de Jantar: geralmente é indicada a escolha de natureza morta (frutas, jarros e etc), mas no caso de salas mais modernas e integradas à cozinha pode-se optar por quadros abstratos.
  • Sala de Estar: procure uma temática que seja adequada ao estilo de sua sala. Se ela é clássica, paisagens podem ser muito interessantes. Pode-se optar por imagens como campos ou até mesmo figuras humanas ou representações de cenas do cotidiano. Já se a sua sala é mais contemporânea (com linhas mais retas e aspecto “clean”), quadros abstratos podem tornar o espaço mais estimulante ao apresentar cores mais fortes.
  • Quarto adulto: sobre a cabeceira o quadro deve preencher toda sua extensão (isso pode ser feito através de composições com 2 ou mais elementos).
  • Quarto Infantil: quadros menores, com temáticas infantis ou imagens de animais, ricos em detalhes, podem estimular a curiosidade e o interesse da criança. Já a decoração de quartos de adolescentes pode ser mais colorida e descontraída, ter uma temática e expor a personalidade de quem usa aquele ambiente.
  • Escritório: pode-se optar por quadros com paisagens urbanas, animais (como cavalos e aves) e até mesmo imagens “divertidas” que representem o estilo de quem utiliza o ambiente.

Lembrando que estas são apenas algumas dicas de decoração com quadros, mas nada impede você de criar algo mais ousado e com a sua personalidade para um ambiente.


E por último mas não menos importante, existe algo bem simples que pode facilitar muito a hora de definir os tamanhos das peças, o bom e velho Papel e Tesoura! rs.

quadro-papeis.jpg

Recorte o papel com algumas sugestões de tamanhos e cole na parede com fita crepe. Bata uma foto daquela composição e monte mais algumas opções.
Ao final você terá uma gama maior de opções e pode escolher a que mais gostar, além de já possuir outras sugestões de composição para decorar diversas paredes na sua casa.

Aproveite para dar uma passadinha no nosso site e conferir nossa linha de quadros e posters. Na categoria de posters você pode escolher o tamanho da peça, material e moldura e montar o seu quadrinho personalizado para o seu ambiente.

-> www.topquadros.com.br

Esperamos que tenham gostado das dicas!
Grande Abraço,
Equipe Top Quadros

LOGO OFICIAL TOPO

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s