Artistas · Top Quadros

Artista Destaque: Pietro Enrico!

Temos o enorme prazer de apresentar para vocês esse artista incrível que está a bastante tempo em parceria conosco, o super Pietro Enrico! Um cara cheio de talento, criatividade, atitude e boas ideias que não poderia deixar de ser o nosso destaque do mês de Maio.

02_de_maio_artistadestaque_pietro.png

Como você se apresenta para as pessoas?
Olá, meninos e meninas. Quem fala aqui é Pietro Enrico. Ao vivo e em estéreo. Sem promessa de retorno. Sem bis. E, se estiver ouvindo estas fitas, você é um dos porquês.

Brincadeira! Geralmente me apresento como Pietro Enrico, designer e Diretor de Criação do Lab – Estúdio Criativo. Desperta a curiosidade para saberem exatamente o que eu faço, e me permite conhecer inúmeras pessoas incríveis.

Quando você descobriu essa paixão pela criação e design?
Sempre desenhei e tive um aprendizado mais acelerado sobre todas as coisas, em especial sobre o desenho (que é uma ferramenta de criatividade). Filho de pais separados, vim para Blumenau aos 7 anos com minha mãe e no início foi complicado financeiramente. Durante um grande período, acabei tendo um tempo livre fora da escola para ler os livros que encontrava pela casa e desenhar. Aliás, o senso criativo é um instinto tão natural dentro da gente que não percebemos quando o recebemos ou chegamos em uma solução criativa, acabamos por banalizar, e por ser algo tão acessível, o senso criativo me acompanhou durante muito tempo.

FOTO 4

Próximo dos 12 ou 13 anos, acabei abandonando a criação por uma pressão externa de crescimento, responsabilidades, e tudo o que boa parte das pessoas recebem nesta fase.

Trabalhei nas áreas de TI até Cobrança Jurídica e Bancos, quando senti uma enorme insatisfação pessoal e decidi voltar a criar. Encontrei o Design, e quando comecei a estudar sobre a área, me apaixonei. Esta foi a primeira paixão. Já a descoberta da paixão pela criação, embora tardia comparada ao tempo que criei em vida, se deu quando comecei a conhecer outros profissionais, outros criativos, a estudar o mercado criativo, ter experiências intensas e vendo nos outros (e em mim) a desvalorização que o profissional criativo enfrenta no Mercado.
Creio que a descoberta da paixão pela criação se deu quando a aceitei como missão para elevar a confiança e potencial criativo de todos.

O que você diria para si mesmo no passado, quando estava começando?
Tive um padrinho e amigo no desenho entre os 9 e 12 anos chamado Domenico Matteo di Giorgio (vale a pesquisa), conhecido em Blumenau e em inúmeros países pelo seu talento extraordinário, e a forma com que levava a bandeira da confiança criativa aos alunos. Quando me frustrava em algum desenho pela impaciência de aprender rapidamente, ele sempre me dizia a mesma coisa: “Calma, não precisa ter pressa, já está tudo aí dentro, você só precisa desenvolver”.
O que é verdade e hoje faz muito sentido não só para mim, mas para várias pessoas. Eu teria dito essas exatas palavras para mim mesmo no passado em qualquer situação, inclusive nos processos criativos, mas hoje digo aos outros.

Nós conhecemos a sua empresa Lab – Estúdio Criativo, mas queremos saber um pouquinho do que rola por lá nos bastidores! Como é o dia a dia de vocês?
A nossa rotina é de MUITA pesquisa, criação e experimentação conjunta.

FOTO 2.jpg
A essência do Lab é de criação, então além desta função desenvolvida por cada um, eu sou responsável pela Direção Criativa, Comercial e Atendimento do Lab, a Bruna é responsável pela Fotografia, Ilustração e Design de Superfície, e o Thiago é o “crânio” do Desenvolvimento. O talento dos 2 é uma total exceção às regras que encontramos por aí, o que nos permite criar tudo do zero e discutir todos os processos juntos. Somos 3 pessoas muito diferentes criativamente, com processos, profissões e ideias que se completam, e por isso decidimos usar a metodologia de Laboratório Criativo para misturar estas expertises e fazer da criatividade uma ferramenta da inovação.

Além do café no dia a dia, é claro. Um clichê necessário.

Muitos artistas desenvolvem técnicas pessoais para estimular os processos criativos no dia a dia. Qual é a sua técnica?
Eu sou muito metódico, principalmente sobre o meu espaço de trabalho. Gosto de organizar tudo antes de sair para ter tudo pronto quando for começar, algo muito “usuário final”, evitando que eu me distraia logo no início e possa ter um workflow mais direto. E também, em todos os processos de trabalho procuro ouvir música. Não pela abstração, mas por “abafar” qualquer ruído externo e me deixar focar no que realmente estou fazendo.

FOTO 1.jpg

A pergunta mais batida do mundo… Mas vamos lá: Quais são seus maiores ídolos/influências?
– Hahaha. Não é batida, é super importante! Nós vivemos de referências e elas nos ajudam a elevar nossa qualidade profissional. Vou dizer alguns nomes e as qualidades que mais me inspiram, pois vale muito a pesquisa sobre cada um. Todos eles continuam a me inspirar (e com certeza o farão por muitos anos).

– Pedro Panetto (Processos Criativos/Design teórico)
– Juba, Top Quadros (Qualidade criativa/dedicação)
– Muca Vianna (Posicionamento profissional e comercial)
– António Cruz Rodrigues (Metodologia, excelência e paixão pelo Design)
– Hugo Rodrigues (Inovação, humildade e liderança)
– Steve Jobs (Disrupção criativa)
– Mario Sergio Cortella (Ética e postura pessoal/profissional)
– Fátima Venutti (Qualidade criativa e resiliência)
– Domenico Matteo di Giorgio (Evolução e confiança criativa)

02_de_maio_artistadestaque_pietro_1.png

Quais são os próximos passos e o que podemos esperar?
Todas as propostas do Lab estão aguardando um timing planejado por nós, mas o que podemos dizer é que a experiência de cocriação e envolvimento de nossos clientes junto aos projetos será totalmente outra. Não somente para o Estúdio em si, mas para o Mercado. Iremos trazer uma imersão muito maior, criando aos poucos a disrupção no Mercado Criativo que tanto queremos e alterando até mesmo nossa metodologia de trabalho para que o cliente conheça os processos, planejamento e tenha um espaço próprio para sua empresa, ideia ou produto.

Além disso, teremos outros projetos incríveis onde usamos a estrutura do Lab em prol da Acessibilidade, como o de Design Aplicado ao Autismo que divulgaremos em breve.

02_de_maio_artistadestaque_pietro_3.png

Quando te convidamos a se juntar a Top Quadros por que você topou? O que você achou e qual a sua visão desta parceria?
Fui um dos primeiros a participar e também um dos mais empolgados com a proposta da Top Quadros em abrir um espaço aos artistas. Pouquíssimas empresas teriam a sensibilidade de valorizar o Mercado Criativo, os artistas locais e estrangeiros desta forma. Falo com muita segurança. A Top Quadros me trouxe uma visibilidade e confiança muito grande.

Afinal, dedicar da própria estrutura de trabalho e divulgação para que criativos possam ter um espaço próprio e se valorizem, é uma missão.

Para fechar, uma frase para levar para a vida.
Carrego esta frase com muita força e convicção, e vocês verão outras vezes dita por mim:
Eu quero viver a minha vida sendo criativo, e que a busca pela criatividade vença o medo de falhar. (John Mayer)

02_de_maio_artistadestaque_pietro_2.png

Essa foi a entrevista com o artista Pietro Enrico, você pode conhecer mais de seu trabalho acessando sua galeria de posters em nosso site AQUI.

Ou conhecer o seu Estúdio de Criação: https://www.facebook.com/estudiolab/

Esperamos que tenham gostado!
Grande Abraço,
Equipe Top Quadros

LOGO OFICIAL TOPO

Deixe um comentário

