Outros

Comemorar e Compreender: Dia Internacional da Mulher!

Mais que uma data comemorativa, o Dia Internacional da Mulher marca a luta pelo direito de igualdade das mulheres no mundo.

DIA DA MULHER 2017 - MKP

A proposta da criação de um Dia Internacional da mulher surgiu no século XX durando o processo de industrialização, onde grandes grupos femininos, principalmente trabalhadoras de fábricas de vestuário, protestaram por melhores condições de trabalho e salários mais altos. Um destes protestos ocorreu em 08 de março de 1857 em Nova York.

16362-Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-23
Movimentos que tomaram contas das ruas no Séc. XX (Foto Divulgação)

Porém uma das principais teses que incentivaram a comemoração mundial desta data foi a tragédia que ocorreu na fabrica Triangle Shirtwaist em NY. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas, registrando cerca de 146 mortes no total. Este incêndio é considerado até hoje um dos piores da história de NY.

16362-Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-22
Operárias da Fábrica Triangle Shirtwaist (Foto Divulgação)

Depois deste ocorrido, vários outros protestos ocorreram, o que ganhou maior destaque foi o de 1908 que reuniu cerca de 15.000 mulheres marchando sobre a cidade de NY exigindo diminuição na carga horária, melhores salários e o direito ao voto.

16362-Como-Surgiu-o-Dia-Internacional-da-Mulher-–-História-24 (1)
Mulheres Lutando por seus direitos (Foto Divulgação)

NOTA: Existe um filme muito bacana que conta sobre uma das revoltas ocorridas no Reino Unido no início do século XX chamado “As Sufragistas”, vale a pena conferir!

Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional da mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim o Dia Internacional da mulher foi estabelecido.

Nos países ocidentais com o passar do tempo a data caiu no esquecimento, sendo recuperada por grupos feministas durante a década de 60. Atualmente a data perdeu o seu sentido original, tornando-se apenas uma comemoração festiva e comercial.

Por este motivo, não basta só comemorar uma data tão importante, é preciso compreender toda a história de luta e empoderamento da mulher para que isso pudesse ocorrer. Como diria Heródoto “Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”

Desejamos a todas um Feliz dia Internacional da Mulher!

mulheres-vencedoras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s